As Diferenças Individuais na Psicologia: Uma Perspectiva Filosófica e Clínica
- caduhermeto
- Jul 18
- 2 min read
Updated: Jul 26
Rafael José Maia Ferreira
Estudante de psicologia na Universidade Fumec; estudante de filosofia na Universidade Italo Brasileiro. E-mail: rafaeljosemaia@proton.me
Resumo
A Psicologia é uma ciência de surgimento moderno se comparada às ciências humanas e biológicas. Ao longo de sua história como ciência moderna, a psicologia tem se apoiado em diversas correntes filosóficas para fundamentar suas abordagens. Toda ciência demanda uma filosofia subjacente para que o conhecimento adquirido pelos sentidos empíricos seja interpretado na realidade comum universal a todos (e assim propagado). A filosofia é o meio de propagação da realidade, assimilada e compreendida por si mesma, e comunicada aos demais. Todos vemos uma cor que possui comprimento de onda específico, porém o nome dado a ela, o que significa e qual sua finalidade são correspondidos dentro de um sistema filosófico. A assimilação empírica da realidade é o primeiro passo; depois, a filosofia serve como meio de conduzir esse entendimento, que historicamente é muito influenciado pela fé pessoal. E por isso, para este trabalho, uma conceituação filosófica e teológica cuidadosa é necessária para o entendimento científico proposto. A psicologia moderna parece nunca ter tido um modelo antropológico suficientemente sólido, porque rejeitou as bases metafísicas tradicionais, nascendo ferida por uma cisão antropológica. Herdeira do positivismo e do empirismo (ambos sistemas filosóficos), ela foi construída sobre um modelo fragmentado do ser humano (corpo x mente, sujeito x objeto, inato x meio, razão x emoção), onde todo esforço posterior foi para ajustar esses reducionismos.
Abaixo apresento três ensaios que se conectam pela filosofia clássica adotada como base e seu desenvolvimento na psicologia das diferenças individuais. Primeiro, um entendimento sobre tipologia e o ser individual (Individual x Tipológica); depois, um breve desenvolvimento sobre os avanços da neurociência e o livre-arbítrio; e, por fim, um ensaio hipotético de uma metodologia prática clínica utilizável para quem adere à filosofia clássica e à psicologia diferencial como guia.
Palavras-chave
Psicologia Diferencial - Ascética Diferencial - Filosofia Clássica - Personalidade – Caráter
Citação ABNT:
FERREIRA, R.J.M. As Diferenças Individuais na Psicologia: Uma Perspectiva Filosófica e Clínica. TEOCAT, 2025. Disponível em: https://www.teocat.com/. Acesso em: (ex: 18 jul. 2025.).
Comments